Nascentes do Pantanal

Municípios Finalizam Os Planos Municipais de Saneamento Básico

Municípios Finalizam Os Planos Municipais de Saneamento Básico

 Teve início na última segunda-feira, 17, em São José dos Quatro Marcos o circuito de Conferências de finalização dos trabalhos de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico-PMSB.

 

O Poder Executivo dos Municípios da região, em conjunto com o Consórcio do Complexo nascentes do Pantanal e FUNASA, disponibilizam para a população o PMSB que visa estabelecer um planejamento de ações de saneamento nos Municípios para os próximos 20 anos. Os Planos foram construídos com a participação popular atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico, a proteção dos recursos hídricos e a promoção da saúde pública.

 

A obrigatoriedade da elaboração dos Planos Municipais veio com a edição da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e abrangem a água, esgoto, limpeza pública e geração de resíduos e ainda a drenagem de águas pluviais.

 

Inicialmente os municípios tinham até 31 de dezembro de 2013 para elaboração dos Planos, prazo que foi prorrogado para o final de 2.015.

 

A Secretaria Executiva do Consórcio ressaltou que o trabalho só foi possível com a parceria da FUNASA que destinou recursos na ordem de 2,2 milhões para a execução dos serviços de planejamento para 11 municípios do Consórcio. A região do Complexo Nascentes do Pantanal é a primeira a concluir os Planos de Saneamento se habilitando a buscar de recursos para a execução das obras de infraestrutura de água, esgoto, resíduos e drenagem.

 

Os estudos estimativos demonstram que serão necessários 250 milhões para universalizar os serviços de saneamento básico nos 14 municípios do Consórcio. Dariu Antonio Carniel, Secretário Executivo do Consórcio, ressaltou que os municípios estão se organizando com a parceria do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal” para buscar os recursos necessários aos investimentos, trabalhando para que os órgãos ambientais e de saúde tratem a região das cabeceiras do Pantanal como região prioritária para os investimentos, o que resultaria em melhoria das condições ambientais e qualidade da água.

 

Francisco Holanildo Silva, Superintendente da Funasa em Mato Grosso, presente nas Conferências Municipais de São José dos Quatro Marcos e Glória D’Oeste, destacou que a elaboração dos Planos de saneamento é apenas a primeira etapa técnica de planejamento, agora se faz necessário aprovação, no legislativo municipal, da Lei que cria a Política Municipal de Saneamento Básico e elaboração dos projetos executivos para que os municípios possam buscar junto a Funasa os recursos para execução das obras, e a região do Complexo Nascentes do Pantanal sai na frente com a elaboração dos Planos.

 

As conferências finais dos PMSB começaram na segunda-feira, dia 17, por São José dos Quatro Marcos, Glória D’Oeste e Porto Esperidião, na terça-feira, dia 18, realizou-se em Jauru e Indiavaí, na quarta-feira, dia 19, em Araputanga e Reserva do Cabaçal, continuando hoje, dia 20, às 9:00 horas em Curvelândia e às 15:00 horas em Lambari D’Oeste, encerrando-se na sexta-feira, dia 21, às 9:00 horas em Salto do Céu e às 14:00 horas em Rio Branco.

 

Os Executivos Municipais estão aproveitando a realização das Conferências para protocolar junto aos legislativos municipais o Projeto de Lei que cria a Política Municipal de Saneamento Básico, cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico, o Conselho Municipal de Saneamento Básico e a Comissão Permanente de Acompanhamento do PMSB, estabelecendo o conjunto de instrumentos para a gestão dos serviços de saneamento nos municípios. 

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]