Notícias

Prefeitos do Consórcio São Recebidos por Silval Barbosa

13/04/2011

Prefeitos do Consórcio Nascentes do Pantanal São Recebidos em Audiência por Silval Barbosa


Os Prefeitos dos Municípios do Consórcio Nascentes do Pantanal foram recebidos em audiência pelo Governador Silval Barbosa no último dia 12 na sede da AMM. Silval cumpriu compromisso assumido com o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo e com os prefeitos matogrossenses. “Já disse que meu governo será um governo municipalista e a proximidade com os municípios vai nos ajudar levar os benefícios a todos os cidadãos” declarou Silval Barbosa.


Liderados pelo presidente do Consórcio, Nivaldo Ponciano Coelho de Reserva do Cabaçal, os prefeitos e prefeitas da região levaram ao conhecimento do Governador uma lista de reivindicações, priorizando a recuperação asfáltica das rodovias na região, em especial o trecho que liga a BR-174 (Cacho) a Jauru, passando por Mirassol, Quatro Marcos, Araputanga e Indiavaí, e a MT-170 – trecho do Caramujo a Salto do Céu, além das estradas estaduais em terra, solicitando a liberação imediata da patrulha para atuar na região, o que foi prontamente atendido por Silval indicando que as máquinas voltam já após a Páscoa.


Na pauta regional fora listado pelos gestores municipais, além da solução das estradas, a conclusão da Pavimentação da MT-339 – trecho de 8 km, ligando Aparecida Bela a Glória D’Oeste; Conclusão da Pavimentação da MT-343 – Cáceres a Porto Estrela; início da pavimentação da MT-175 – Araputanga a Reserva do Cabaçal; Investimentos em infraestrutura turística na região em preparação a Copa de 2014, como a estruturação do Aeroporto de Cáceres e a pavimentação da MT-170 – trecho Salto do Céu a Reserva do Cabaçal passando pela Vila Progresso, integrando a Rota Turística; apoio a cadeia da piscicultura com a cessão de uso de uma escavadeira hidráulica ao Consórcio para a perfuração de tanques; perfuração de poços artesianos com a cessão de uso de equipamento ao Consórcio para solucionar oproblema da falta d’água nas comunidades da região; Retomada do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, objetivando captação de recursos para investimentos na região; apoio incondicional para a instalação e operacionalização da ZPE em Cáceres; e ainda liberação imediata das Emendas dos Deputados Estaduais de 2009 e 2010 destinadas aos municípios; 

Silval Barbosa adiantou que a prioridade é a recuperação de mais de 2.500 km de asfalto no Estado e aí inclui a região, e também prioritário a interligação asfáltica dos municípios de Mato Grosso que não possuem nenhuma ligação asfáltica, afirmando que a pavimentação interligando Reserva do Cabaçal é prioridade, tendo sido já reservado para 2011 o orçamento de 12 milhões para o primeiro trecho, de Reserva a Cachoeirinha e que deverá dar ordem de serviço nos próximos dias. Já para a conclusão do asfalto que liga São José dos Quatro Marcos a Glória D’oeste está reservado para 2011 o valor de 2 milhões e as obras serão retomadas

em breve. Quanto ao asfalto da MT-343 que liga Cáceres a porto Estrela, o Governador foi categórico em afirmar que só vai retomar se conseguir os recursos do PRODETUR (empréstimo que o Governo espera ver liberado ainda este ano). 


 


Silval disse ainda que já determinou a realização de estudo para estruturação dos aeroportos no Estado e que fará parte os aeroportos de Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Pontes e Lacerda na região. Quanto a ZPE disse que o Governo não tem medido esforços para viabilizar de uma vez por todas o funcionamento da Zona de Processamento a Exportação em Cáceres, e que está pronto para dar 100% de isenção de impostos estaduais para as empresas que queiram se instalar em Cáceres dentro da ZPE. Silval reafirmou ainda o seu compromisso com a cadeia da piscicultura e que deverá adquirir os equipamentos para a perfuração de poços artesianos, fazendo parceria com o Consórcio e municípios para atender as comunidades com falta de água.


 


Presente a audiência o Deputado Ezequiel Fonseca solicitou ao Governador maior apoio ao agricultor familiar com a reestruturação da assistência técnica. Já o Deputado Português lembrou a questão da saúde e do fortalecimento do Hospital Regional em Cáceres e os investimentos necessários na segurança da faixa de fronteira. Já o Presidente da Assembléia, José Riva, disse da importância da proximidade do Governo com os municípios e a pauta apresentada ser avaliada na próxima audiência. Sugestão que foi plenamente aceita por Silval que disse que vai cobrar os resultados e avaliar a pauta na próxima reunião com os prefeitos já pré agendada para maio.


 


Estiveram presentes a audiência os prefeitos de Araputanga Vano José Batista (PP), de Curvelândia Lair Ferreira (DEM), de Glória D’Oeste Nilton Borges Borgato (PP), de Indiavaí José de Souza “Filuti” (PP), de Mirassol D'oeste Aparecido Donizeti da Silva (PT), de Porto Esperidião Martins dias de Oliveira (PR), de Reserva do Cabaçal Nivaldo Ponciano Coelho (PP), de Salto do Céu Osvaldo Katsuo Minakami (PMDB), de São José dos Quatro Marcos João Roberto Ferlin (PT); as prefeitas Maria Manea da Cruz (PP) de Lambari D'Oeste, Neusa Maria de Souza Silva (PR) de Rio Branco. Já representando o município de Cáceres esteve o Vice-Prefeito Wilson Kischi (PDT). Acompanharam ainda a audiência o Vice-Governador Chico Daltro (PP), o Deputado Federal e Secretário Eliene Lima (PP), o Deputado Estadual e Secretário de Esportes Dr. Antonio Azambuja (PP) e o Secretário Executivo do Consórcio Dariu Antonio Carniel.

Parceiros

Enquete

Nada cadastrado!