![]() |
Estado de Mato Grosso |
Impressão: 03/07/2025 às 03h34m |
Sebrae Lança Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial![]() Oito prefeituras vão fazer parte das ações que buscam fortalecer os pequenos negócios e a agricultura familiar na região
MIRASSOL D’OESTE– Oito município de Mato Grosso serão beneficiados pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), que é executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com as prefeituras e os órgãos fiscalizadores, entre eles Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Controladoria Geral da União (CGU). O lançamento das ações aconteceu no município de Mirassol D’oeste e teve a participação dos executivos municipais.
Na ocasião, Zaíra Pereira, líder da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Mato Grosso, explicou que o projeto é piloto e tem como objetivo a transformação das cidades por meio do aumento do poder econômico dos moradores. A ideia é fortalecer as atividades que fazem o dinheiro circular dentro do município.
O primeiro passo para o trabalho é o mapeamento da vocação econômica dos municípios da região. Neste contexto, observou-se que as atividades agrícolas e pecuárias são predominantes, porém no que diz respeito a tecnologias e processos de ponta existentes hoje, o conhecimento e os esforços estão direcionados as culturas de soja, algodão e milho.
Essas culturas, explica Zaíra Pereira, não atendem a produção vinda da agricultura familiar, que é a responsável por movimentar o comércio local e ainda por gerar mais qualidade de vida aos moradores da cidade.
A estratégia do Sebrae é trazer capacitações que estão dentro do portifólio de atuação da entidade, como as ligadas a pecuária leiteira, piscicultura, compras governamentais, bem como comércio e serviços.
Durante um ano e meio, o projeto estará vigorando nos municípios. Conforme o cronograma de atuação, serão 40 cursos, 1.450 consultorias, 55 palestras, duas feiras, nove caravanas, além de missões técnicas.
Outra frente de trabalho é a articulação de parcerias e a construção de uma rede de cooperação entre as entidades e os municípios. Todo processo será acompanhado pelos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas e Controladoria Geral de União (CGU).
Mauro Kosis, analista de Controle de Finanças da CGU, afirmou que o objetivo da instituição é acompanhar os processos para garantir a legalidade, evitando assim problemas futuros. “Não queremos ser vistos apenas como um órgão punitivo. Queremos contribuir para o desenvolvimento das cidades”.
Maria Manea, prefeita de Lambari D’Oeste e presidente do Consórcio, agradeceu a intervenção da CGU e ao Sebrae pela escolha da região para aplicação do projeto piloto. Disse confiar plenamente no trabalho do Sebrae e tem convicção de que ao final do projeto, os melhores resultados serão alcançados. “Ações e projetos que provocam o desenvolvimento econômico e social é o trabalho do Consórcio”, concluiu a presidente Maria Manea.
O projeto foi lançado da sexta-feira (25) no auditório do Mirassol Palace Hotel. O encontro teve a parceria do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e contou com a participação dos gestores e autoridades dos Municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Rio Branco e Salto do Céu.
Na quinta-feira (24), aconteceu a primeira ação do projeto, o Workshop da Merenda Escolar. Na ocasião, gestores públicos e agricultores rurais foram informados sobre os programas de aquisição de alimentos do governo federal e como acessá-los.
Colaborou: Caroline Rodrigues (Sebrae) ANEXOS:
https://www.nascentesdopantanal.org.br/imprensa/noticias/1417-sebrae-lanca-projeto-de-desenvolvimento-economico-e-territorial |
||