![]() |
Estado de Mato Grosso |
Impressão: 03/07/2025 às 03h27m |
Prefeito de Cáceres Expõe Problemas e Aponta Soluções Para A Faixa de Fronteira![]() Cuiabá-MT
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, participou do I Seminário Perspectivas para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira – Arco Central representando a AMM-Associação Matogrossense dos Municípios. O evento realizado em Cuiabá, nesta quarta dia 27, pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, apresentou entre ostros assuntos "Os desafios e perspectivas para o desenvolvimento da faixa de fronteira".
Com ampla experiência e vivência na Faixa de Fronteira, Francis Maris em sua exposição apresentou os principais problemas e reivindicações, entre elas:
-O pleito para que Cáceres seja reconhecida como cidade irmã gêmea de San Mathias (Bolívia), considerando-se que já existe legislação específica para tal;
-Que seja asfaltado pelo governo brasileiro um trecho de 300 km ligando San Mathias a San José. Esse trecho vai ligar com o asfalto que sai de Corumbá-MS e segue até Santa Cruz. Corumbá/Santa Cruz já é asfaltado, e a pavimentação desse trecho é a forma mais econômica para, através da Bolívia, alcançar os portos do Pacífico através do Chile e Peru, lembrando que Mato Grosso é o maior exportador de grãos do Brasil, e teria benefícios significativos com a obra.
-Autorização do Ministério da Agricultura para a importação de gado da Bolívia, nesta região. Já considerada livre da aftosa, a região de Santa Cruz já exporta carne para outros países, enquanto que na região de fronteira MT/Bolívia, o comércio é proibido, mesmo a região boliviana tendo a cobertura de vacinas, que são cedidas pelo FESA todos os anos.
-Que o Ministério das Relações Exteriores estude um mecanismo de compensação para o município de Cáceres que atende mensalmente a milhares de bolivianos na área da saúde, arcando com todas as despesas.
-Que seja considerado o pleito de aumento de efetivo para os pelotões que o Exército Brasileiro mantém na faixa de fronteira, onde um levantamento aponta para a média de ocorrência de 10 roubos/assaltos/furtos por dia.
Ainda na questão de segurança, o prefeito falou sobre o custo social acarretado pela falta de uma estrutura adequada, salientando que este custo atinge o executivo nas esferas municipal, estadual e federal. Ele citou também que os crimes fronteiriços, como o roubo de carros que são trocados por droga, além de muitas vezes ceifarem vidas, espalham mazelas por todo o mundo -referindo-se ao tráfico de drogas.
Aliado a isso, há ainda o problema da "segurança jurídica" na fronteira, onde os títulos de terra foram expedidos pelo Estado e não são reconhecidos pelo Incra. Isso acarreta a desvalorização das terras -numa região de grande potencial agrícola, e impede o desenvolvimento regional, pois afasta os investidores.
ASCOM/Clarice Navarro ANEXOS:
https://www.nascentesdopantanal.org.br/imprensa/noticias/1397-prefeito-de-caceres-expoe-problemas-e-aponta-solucoes-para-a-faixa-de-fronteira |
||