Nascentes do Pantanal

Governo Elabora Plano de Desenvolvimento Para A Região de Fronteira

Governo Elabora Plano de Desenvolvimento Para A Região de Fronteira

O Comitê de Fronteiras de Mato Grosso se reuniu nesta terça-feira (14.08) para dar início a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Faixa de Fronteira. Deste encontro, serão montados grupos de trabalho nas áreas de segurança, saúde, educação, infraestrutura e logística, e desenvolvimento regional que irão sistematizar as demandas locais, analisar propostas e formular o Plano de Fronteira do Estado, que integrará o Plano Brasil Fronteira, do Ministério da Integração Nacional. 

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, que coordena os trabalhos, disse que o principal objetivo do grupo é melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Ele lembra que a faixa de fronteira de Mato Grosso tem 28 municípios, com 479 mil habitantes, o que corresponde a 15% da população do Estado. Muitos desses moradores vivem em situação de miséria, enfrentando graves problemas sociais. 


Lacerda disse que o Comitê tem um compromisso com a mudança dessa região. “Não dá mais para, em pleno século XXI, conviver com essa realidade, com o analfabetismo. O Comitê tem tolerância zero com o analfabetismo. Se os 28 municípios da região participarem, nós daremos um grande salto de qualidade”. Para ele, depois da reunião de hoje, o que restará será a parte operacional do projeto.


Lacerda destacou alguns avanços para a região, como a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres(ZPE) e algumas propostas como a internacionalização do aeroporto de Cáceres e a retomada da discussão sobre a hidrovia Paraguai-Paraná. 

A analista em desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, Suzana Góes, disse que a elaboração dos planos estaduais de fronteira, dos 11 estados fronteiriços do país, é o principal elemento do Plano Brasil Fronteira. “Quem vive na região da fronteira é que conhece a sua necessidade, o que precisa ser feito”. 

Suzana ainda lembrou que nos últimos anos está havendo uma mudança na concepção do espaço fronteiriço nacional. Antes, a fronteira era vista como uma zona de defesa da soberania nacional, com várias restrições. Hoje, a região já começa a ser vista como uma área de desenvolvimento por meio de ações integradas entre os países. 


Seguindo a programação da reunião do comitê, no período vespertino em oficina de trabalho foram debatidos os principais problemas e respectivas soluções considerando quatro dimensões: Governança, Econômica e Infraestrutura, Social ( saúde, educação, segurança e habitabilidade) e Ambiental. 


Ao final dos trabalhos e colhidas as primeiras propostas e sugestões para a elaboração do Plano decidiu-se que o comitê irá promover reuniões e oficinas de trabalho regionalizadas por Consórcios Intermunicipais para proporcionar a participação social, comunitária, acadêmica,  empresarial e do setor produtivo na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. As reuniões serão realizadas nos dias 31 de agosto em Poconé e Cáceres e no dia 01 de Setembro em Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

Participam do Comitê de Fronteira, representantes de 17 secretarias de Estado, 28 municípios fronteiriços e quatro Consórcios Intermunicipais da região fronteiriça. Do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal esteve participando o secretário executivo Dariu Antonio Carniel. Representando a Assembléia Legislativa participou o Deputado Ezequiel Fonseca que acompanha os trabalhos do Comitê desde a sua criação e defendeu diversas proposições para o plano, em especial a regularização fundiária da região, assistência técnica, acesso ao crédito e entre as questões estruturantes, Ezequiel defendeu a ZPE e a hidrovia.


GUILHERME BLATT Redação/Secom-MT


Atualizada Por Dariu A Carniel – Consórcio Nascentes do Pantanal


 



Foto: Davi Couto Valle/Secom-MT

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]