Nascentes do Pantanal

Municípios Dão Início Ao Plano Municipal de Saneamento Básico

Municípios Dão Início Ao Plano Municipal de Saneamento Básico

Em reunião do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, realizada em São José dos Quatro Marcos nesta sexta-feira, 19, foi apresentado aos gestores (as) municipais o Projeto de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico - PMSB.


A reunião contou a presença dos(as) Prefeitos(as), secretários(as) e técnicos dos municípios do Consórcio que receberam todas as informações sobre o trabalho técnico na elaboração dos planos municipais e puderam conhecer e estabelecer contato com a equipe de profissionais que estarão a frente dos trabalhos nos municípios.  Também presente ao evento a representante da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso, Leliane Fátima Rosa e Silva N. Barbosa, que no ato representou o Superintendente Francisco Holanildo Silva Lima, falou da parceria da Funasa com o Consórcio e destacou que apenas 2 consórcios intermunicipais em todo o País tiveram projetos aprovados e foram contemplados com recurso para a elaboração dos PMSB. Leliane Barbosa também noticiou aos gestores municipais que o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal teve proposta de projeto sobre educação em saúde ambiental selecionado na última semana, destacando que o Governo Federal e a Funasa tem dado preferência as propostas apresentadas por intermédio de consórcio.


A prefeita de Lambari D'Oeste e presidente do Consórcio, Maria Manea da Cruz, enalteceu a parceria entre a Funasa e Consórcio para a execução das ações de saneamento e agradeceu a atenção dispensada pela equipe da Superintendência Estadual da Funasa aos projetos do consórcio e seus municípios. Maria disse ainda que o Consórcio tem se empenhado cada vez mais em buscar recursos e projetos que beneficiem os municípios e tem trabalhado em prol do desenvolvimento regional.


O Projeto - PMSB


O Consórcio celebrou, em 2012, convênio com a FUNASA para elaboração e implantação dos PMSB - Planos Municipais de Saneamento Básico em 11 municípios: Araputanga, Curvelândia, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.


Não foram incluídos ao projeto os municípios de Mirassol D'Oeste e Figueirópolis D’Oeste por já terem convênio firmado com a FUNASA para o mesmo objeto, e Cáceres por ter mais de 50 mil habitantes, sendo que a FUNASA financia ações para municípios com até 50 mil habitantes, no entanto, o município de Cáceres já estabeleceu contrato com a UFMT para realização do PMSB no município.


A empresa ETCA, contratada pelo Consórcio para execução dos serviços, já deu início aos trabalhos, tendo já visitado os municípios de São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Glória D'Oeste para os levantamentos e estudos preliminares, abrangendo as áreas urbana e rural dos municípios.


Para divulgar e dar transparência a todas as ações e produtos produzidos durante a elaboração dos planos municipais, a empresa apresentou aos gestores municipais uma página na internet, em construção, que ficará ligada ao site do consórcio e que poderá ser acessada pelo link: http://www.nascentesdopantanal.org.br/saneamento/ a proposta é divulgar todas as ações individualizadas por município.


O Prefeito de Araputanga, Sidney Salomé, enalteceu a importância do planejamento municipal em especial na área de saneamento. “Precisamos planejar o futuro de nossos municípios e estabelecer metas de atendimento do serviço público, principalmente quanto a universalização dos serviços de água, esgoto, coleta de lixo e a drenagem de águas pluviais. E aí, investir em obras e ações planejadas.” E conclui dizendo: “Enquanto profissional de engenharia e cidadão faço questão de participar ativamente de todo o processo de elaboração do plano de saneamento da Araputanga.”


A Lei de Saneamento Básico


Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir de 2014, os municípios não poderão pleitear recursos federais para projetos de saneamento básico.


O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos sistemas de:   1. abastecimento de água potável; 2. esgotamento sanitário; 3. manejo de resíduos sólidos e  4. drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.


Elaborado pelos técnicos da Prefeitura e técnicos contratados pelo Consórcio, com o apoio da sociedade, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. As audiências são o fórum de discussão da proposta da Prefeitura e para apresentação de sugestões e reivindicações.


Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.


Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecida as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]