Nascentes do Pantanal

Reunião Debateu O Projeto ?renascendo As Águas de Mirassol D?oeste?

Reunião Debateu O Projeto ?renascendo As Águas de Mirassol D?oeste?

Em reunião ampliada realizada nesta quinta-feira, dia 02, na Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste, foi apresentado e debatido pela comunidade o Projeto “Renascendo as Águas de Mirassol D’Oeste” que objetiva a recuperação dos mananciais e micro bacias hidrográficas que abastecem o Município. A proposta da equipe de trabalho, composta por servidores da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente, SAEMI e Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal com colaboração da Secretaria de Educação e Entidades de Mirassol, visa em princípio a recuperação das matas ciliares da micro bacia do Caeté em especial os Córregos Sigla e Carnaíba que contribuem para a Captação do  Sistema de Abastecimento da Cidade de Mirassol D’Oeste.

 

Com o intuito de incentivar os produtores localizados na micro bacia a realizar os serviços ambientais necessários para proteção das nascentes e margens dos córregos, a Prefeitura Municipal encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal que cria a política de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, semelhante ao PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA, da Agência Nacional das Águas – ANA, do Ministério do Meio Ambiente. Onde o produtor que realizar adesão voluntária ao programa receberá uma compensação financeira por serviços realizados ao meio ambiente, proporcional à atividade econômica explorada na área de intervenção. O Projeto de Lei deverá ser apreciado nos próximos dias pelos Vereadores de Mirassol D’Oeste, que na sua maioria fizeram questão de acompanhar a reunião e declararam apoio ao projeto.

 

Já a equipe técnica apresentou o estado de degradação da micro bacia com as margens dos córregos totalmente devastadas e o leito todo assoreado.

 

O Prefeito Elias Mendes Leal Filho disse que a comunidade de Mirassol D’Oeste deve ficar alerta e atenta, pois a água está cada vez mais escassa e a busca de um novo manancial para abastecimento da cidade e das empresas instaladas em Mirassol custa caro e não são autossustentáveis. De forma que é urgente tomar iniciativas de recuperação do atual manancial de abastecimento e que cada cidadão, empresa e instituição deverá dar sua parcela de contribuição.

 

O agente ambiental da Ong WWF-Brasil, Angelo José R. de Lima, convidado para contribuir com a reunião representando o movimento “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – uma aliança para o desenvolvimento sustentável da região”, parabenizou a iniciativa da comunidade de Mirassol D’Oeste e declarou apoio da WWF-Brasil como uma das parceiras do projeto, inclusive apoiar o projeto do Município que busca apoio financeiro junto a ANA-Agência Nacional de Águas para implantação e realização dos serviços ambientais necessários na bacia.

 

O grande desafio do projeto e do Município e abastecer o Fundo Municipal com recursos necessários ao pagamento dos produtores. Fundo este que poderá receber recursos do orçamento do município, bem como recursos de doações, contribuições de pessoas físicas, jurídicas e outras. Neste sentido o prefeito assumiu compromisso público em realizar tal destinação, dizendo estabelecer estudo para que o SAEMI possa destinar percentual de sua arrecadação ao Fundo de PSA, bem como destinar parte de outras arrecadações municipais, sugerindo inclusive, que com respalda do legislativo, destinar parte da arrecadação da carteira de divida ativa que o município tem a receber.

 

Por sua vez o Vereador José Wilton Possavats, que no ato representou o Legislativo Municipal, disse que a questão da água em Mirassol deve ser encarada com seriedade por todos seus moradores e que cada um deve fazer a sua parte, seja economizando água e contribuindo de alguma forma para a recuperação das nascentes e córregos e concluiu que os vereadores estão todos comprometidos com esta questão e deverão apreciar nos próximos dias o projeto de lei que cria o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA de Mirassol D’Oeste.

 

O Movimento Comunitário em prol das Águas de Mirassol D’Oeste se iniciou em 23 de julho de 2013 em reunião em que as instituições governamentais e não governamentais do município, incluindo escolas, igrejas, clubes de serviços, comércio, indústria, bancos, Prefeitura, Câmara, órgão ambiental e Ministério Público, onde todos se comprometeram em realizar ações em prol da recuperação do manancial que abastece a cidade.

 

Estiveram ainda participando da reunião, produtores rurais, Empaer, SENAR, empresários, membros dos Conselhos Municipais da Cidade e Desenvolvimento Rural, representantes das instituições de ensino e organizações da sociedade civil, e ainda secretários municipais e servidores públicos.

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]