Nascentes do Pantanal

Operação do Aterro Sanitário Previsto Para 2017

Operação do Aterro Sanitário Previsto Para 2017

OConsórcio do Complexo Nascentes do Pantanal trabalha para iniciar a operação do Aterro Sanitário já no início de 2017. Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, Dariu Antonio Carniel, as obras estão em andamento e espera-se que estejam totalmente concluídas até o mês de dezembro deste ano. O Próximo passo será requerer junto a SEMA a Licença de Operação do Aterro.

O grande benefício será a eliminação de todos os lixões a partir de 2017. Pois o Aterro Sanitário que está sendo implantado em Mirassol D’Oeste irá receber os resíduos de 13 municípios. O empreendimento de forma consorciada é único no Estado de Mato Grosso e pretende ser referência para as demais regiões do Estado.

O Projeto

No final de 2008 o Consórcio conseguiu junto à FUNASA recursos na ordem de 5,7 milhões para a implantação do Sistema Consorciado de Resíduos Sólidos. No início o projeto iria beneficiar apenas 5 municípios: Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Indiavaí e Curvelândia. Com readequação do projeto e realização do Plano Regional de Gereciamento Integrado de Resíduos Sólidos-PRGIRS, estendeu-se o projeto aos demais municípios consorciados.

Com os recursos captados junto à Funasa, Convênio nº 538/2008, e contrapartida dos municípios, está executado ou em execução em Mirassol D’Oeste o sistema de tratamento e destino final de resíduos composto de: Célula para destino de rejeitos, sistema de tratamento do chorume, pátio de compostagem, galpão de triagem de recicláveis com esteira elevada, galpão para autoclave que fará o tratamento dos resíduos dos serviços de saúde, galpão oficina/almoxarifado, escritório da administração, guarita com balança rodoviária entre outros instrumentos de monitoramento e controle;

Fazem parte do mesmo projeto a construção de central de triagem de recicláveis em São José dos Quatro Marcos, central de triagem de recicláveis e transbordo em Araputanga.

As Obras que tiveram início em 2012 estiveram paralisadas por 2 anos em razão de problemas com a construtora contratada. Com a rescisão contratual e a contratação de uma nova empresa, as obras estão em andamento com previsão para conclusão ao final deste ano.

Além das obras físicas já foram adquiridos com recursos do convênio vários equipamentos para operacionalização do aterro e veículos de coleta e transporte de resíduos.

A Logística de Transporte

Para o transporte dos resíduos dos municípios até o aterro sanitário, o PRGIRS apontou a construção de 4 unidades de transbordo: 1. Araputanga que irá atender também Reserva do Cabaçal e Indiavaí; 2. Lambari D’Oeste que irá atender Rio Branco e Salto do Céu; 3. Figueirópolis D’Oeste que atenderá também o Município de Jauru e 4. Porto Esperidião. Já os municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Curvelândia e Glória D’Oeste deverão levar o lixo diretamente até o Aterro. Apenas a central de transbordo de Araputanga conta com recursos do convênio. Sendo que o caminhão que fará o transporte dos transbordo para o aterro já foi adquirido com recursos do convênio.

A Coleta Seletiva

Para a manutenção e ampliação da vida útil do aterro é fundamental o funcionamento da Coleta Seletiva nos municípios. O PRGIRS prevê a segregação dos resíduos na origem, ou seja, em cada domicílio deverá ter dois recipientes de “lixo”: um para lixo seco (materiais recicláveis) e outro para lixo úmido ou orgânico. Já o município irá realizar a coleta dos recicláveis em separado em dias pré determinados. Destaca-se que o Consórcio já adquiriu com recursos do convênio, dois caminhões para a coleta seletiva.

O início da Coleta Seletiva nos municípios deverá ocorrer com o início da operacionalização do Aterro Sanitário, depois de uma ampla campanha de educação em saúde ambiental para a coleta seletiva, cuja ação já conta com convênio do Consórcio junto a Funasa na ordem de 1,5 milhões.

Com a Coleta Seletiva os municípios haverão de apoiar a criação de associações locais de catadores e formalizar uma cooperativa regional para comercialização dos produtos da reciclagem. Neste trabalho será dado prioridade para os catadores já existentes nos municípios.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, foi fundado em 2007, esta sediado em São José dos Quatro Marcos e tem como consorciados os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, e atualmente é presidido pela Prefeita Maria Manea da Cruz de Lambari D’Oeste.

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]