Nascentes do Pantanal

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal Participa da Jornada da Água 2018

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal Participa da Jornada da Água 2018

Em Mato Grosso a expedição Jornada da Água será realizada ao longo do rio Paraguai, rio que é emblemático não só para o Brasil, mas também para Bolívia, Paraguai e Argentina

Por: ASSESSORIA

 

A WWF-Brasil promove entre dos dias 05 e 08 de março uma expedição ao Pantanal Mato-grossense, denominada “Jornada da Água”. Uma ação que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da água doce para a sobrevivência dos seres humanos, animais e plantas e para o desenvolvimento sustentável e ainda alertar a sociedade que as cabeceiras do Pantanal, o planalto, estão em alto risco: 55% já foram desmatadas.

 

A WWF-Brasil quer alertar as pessoas sobre o fato de que a água que utilizamos em nossas casas não “nasce” nas torneiras nem no chuveiro, mas vêm dos rios. A primeira “Journey of Water” foi organizada pelo WWF África do Sul e já aconteceu em outros dois países.

 

Em Mato Grosso a expedição será realizada ao longo do rio Paraguai, rio que é emblemático não só para o Brasil, mas também para Bolívia, Paraguai e Argentina.

 

De acordo com a WWF-Brasil a ideia é conhecer “ao vivo” os problemas que ameaçam o rio Paraguai, seus afluentes e o Pantanal como um todo.  As ameaças ao rio Paraguai e ao Pantanal são muitas, como desmatamento, nascentes degradadas, construção de hidrovias mal planejadas e mal executadas, falta de saneamento básico e péssimas práticas agropecuárias.

 

“Vamos levar um grupo diverso de 25 pessoas para que elas possam ver “ao vivo” a situação do Pantanal. É uma oportunidade única! Gostaríamos de convidar a todos que sigam essa aventura por meio do site jornadadaagua.org”, diz o coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, Júlio César Sampaio.

 

Além de observar a degradação que atinge a região, os participantes também serão agraciados com a beleza da fauna e da flora do Pantanal.

 

A expedição será formada por um grupo de 25 pessoas, entre integrantes do staff da WWF do Brasil e da WWF do Reino Unido, dos Estados Unidos, Paraguai e Bolívia, e representantes de diferentes entidades e órgãos, como Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), representantes políticos do Pantanal e integrantes do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, jornalistas estrangeiros e nacionais e influenciadores.  O cantor Gabriel Sater, a cantora Ana Rafaela e o ator João Campos participarão todos os dias da Jornada.

 

O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal, Dariu Antonio Carniel, e o pequeno produtor do município de São José dos Quatro Marcos, Antonio Teixeira de Lima, foram convidados a participar, representando o movimento Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

 

O grupo percorrerá um itinerário rico de informações, conversando e interagindo com os moradores da região. Tudo isso para vivenciar que a água não vem da torneira, mas sim de um rio.

 

Os temas abordados pela expedição são inúmeros: necessidade de união de forças entre Brasil; Paraguai e Bolívia na conservação do Pantanal (Pantanal Challenge), relação entre o planalto e a planície para a conservação do Pantanal e de seus pulsos hidrológicos; conexão entre uma nascente e um rio e a conexão entre uma nascente e a água que utilizamos no nosso dia-a-dia (nas casas, na produção agropecuária e industrial); desafios atuais para a conservação do Pantanal, sua biodiversidade e serviços ecossistêmicos; ações e resultados do trabalho do WWF-Brasil no Pantanal; lei do Pantanal que ainda está em andamento.

 

Parte do grupo, jornalistas e produtores irão disponibilizar em tempo real as informações, fatos e imagens da Jornada, onde as pessoas da região, do Brasil e do mundo poderão acompanhar pelo site  www.jornadadaagua.org . Acessando a página o leitor poderá conhecer melhor as temáticas que serão abordadas durante a expedição e o trabalho que já se desenvolve na região pelos diversos parceiros que estão comprometidos com o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

 

Mais recentes


Parceria Empaer e Municípios do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal Incentiva A Piscicultura Na Região

Com apoio financeiro viabilizado pelos Deputados Estaduais da região, Dr. Gimenez e Valmir Moretto através da SEAF/MT, foi estabelecido parceria técnica entre a EMPAER e Municípios da Região Oeste de Mato Grosso por intermédio do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. A parceria técnica objetiva promover o desenvolvimento das cadeias produtivas reconhecidas de maior expressão econômica tais como: Piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, favorecendo o aumento da renda familiar por meio da diversificação das atividades[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal e Funasa Inauguram Aterro Sanitário Em Mirassol D?oeste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol D’Oeste nesta sexta-feira, 06. O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos[...]

Projeto de Compostagem Natural Nascentes do Pantanal: ?composta Pantanal?.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, mediante o Acordo de Cooperação Financeira – ACF Nº 0195/2018, Edital nº 01/2017 – tem a honra de anunciar o início das atividades do projeto de COMPOSTAGEM NATURAL NASCENTES DO PANTANAL: “Composta Pantanal”. O Consórcio Nascentes do Pantanal tem como principal objetivo neste projeto a segregação em três frações e o[...]

Projeto de Educação Em Saúde Ambiental da Região do Complexo Nascentes do Pantanal No Estado de Mt.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, em parceria com a FUNASA e comitê municipal local, tem a honra de convida-los para a abertura do PROJETO de EDUCAÇÃO em SAÚDE AMBIENTAL com o título SEPARAR PARA RECICLAR. O projeto irá atender todos municípios consorciados, e começa os trabalhos na próxima semana com o SEMINÁRIO "POR UMA CIDADE MAIS LIMPA E SAUDÁVEL", que será realizado entre os dias 11 a 14 de Dezembro de 2018 em seis municípios inicialmente, Curvelândia, Araputanga, Figueirópolis[...]

Consórcio Participa do 13º Seminário Nacional de Resíduos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, esteve nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, cujo o foco principal foi tratar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Obrigações Legais. O secretário executivo do consórcio Dariu A Carniel por meio de convite, esteve palestrando sobre a importância da integração regional de resíduos sólidos na região Oeste,[...]