Nascentes do Pantanal

Seminário para Divulgação do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal - Uma Aliança para O Desenvolvimento Sustentável da Região?

Seminário para Divulgação do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal - Uma Aliança para O Desenvolvimento Sustentável da Região?

Glória D'Oeste e Porto Esperidião Realizam nesta sexta-feira, Seminário para divulgação do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”


A comissão de organização e mobilização para a construção do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, formada por representantes dos Municípios, da Sociedade Civil organizada e dos Usuários da Água, estão promovendo, nos municípios da área de abrangência do “pacto”, mini-seminários com o objetivo de divulgar o “Pacto”, oportunizando a todas as pessoas e organizações locais, de participarem e aderirem à idéia de produzir de forma voluntária, ações pró ativas de conservação e proteção das águas.


O evento já foi realizado nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu e amanhã, dia 09/08/2013, o evento acontece em Glória D'Oeste nas dependências da câmara municipal a partir das 8:00 horas e em Porto Esperidião nas dependências do CRAS a partir das 18:30 horas.


A Programação segue nas próximas semanas conforme programado:


Dia                       Município                 Horário


13/08 >    Jauru                                      08:00 às 11:30


13/08 >    Figueirópolis D’Oeste            14:00 às 17:30


13/08 >    Indiavaí                                  18:30 às 22:00


15/08 >    Lambari D'Oeste                    08:00 às 11:30


15/08 >    Curvelândia                           14:30 às 17:30


20/08 >    Reserva do Cabaçal              08:00 às 11:30


20/08 >    Araputanga                           14:00 às 17:30


22/08 >    S. José Quatro Marcos          08:00 às 11:30


22/08 >    Mirassol D'Oeste                   13:30 às 16:30


ENTENDA O PACTO


O movimento surgiu motivado pelas ameaças que afetam a integridade ecológica do Pantanal. O estudo: “Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai” divulgada em fevereiro de 2012[1], identificou áreas de risco ecológico da bacia, principalmente na região do planalto onde estão as cabeceiras dos rios que alimentam a planície do Pantanal. E mais, no estudo, concluiu-se que as porções altas dos rios Paraguai, Sepotuba, Jauru e Cabaçal fornecem quase 30% das águas que mantém o pulso de inundação da planície pantaneira, no estado do Mato Grosso. Região identificada como a “caixa d’água” do Pantanal.


O estudo também identificou que há na região várias áreas sob alto risco que requerem ações de preservação e recuperação urgentes. O arco das cabeceiras do Pantanal é, portanto, uma área crítica de preservação dado o nível de degradação dos solos e a sua importância hidrológica.


Os resultados do estudo deram motivos para a aprovação de uma Moção em defesa das nascentes que formam as cabeceiras do pantanal, durante a realização do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Cuiabá em novembro de 2012.


O “pacto” é um compromisso formal formulado pela sociedade civil, setor privado (reconhecidos como usuários pela lei da águas) e poder público, para promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e a gestão compartilhada de ações e atividades.


Construídos de forma consensual e participativa, o objetivo do Pacto das águas é instrumentalizar a região, sua esfera pública, setor privado e a sociedade civil, com uma visão estratégica sobre a situação da região e da gestão dos recursos hídricos com o propósito de garantir água em quantidade, qualidade e regularidade para a atual e as futuras gerações e o funcionamento do ecossistema pantaneiro.


A área de abrangência do Pacto são os 25 municípios da bacia do Rio Paraguai, de sua nascente até a foz do Rio Jauru: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste,  Nova Marilândia,  Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Santo Afonso, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos  e Tangará da Serra.


As próximas etapas


A realização dos Seminários municipais faz parte do processo de mobilização da região e municípios para a participação e adesão ao pacto. Após a fase de mobilização serão escolhidas as entidades representativas de cada segmento que farão parte do grupo coordenador e comitê executivo do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”


A participação no movimento é livre a todos os interessados em contribuir e colaborar com a construção do pacto, que poderão confirmar a participação nos seminários pelo e-mail nascentesdopantanal@gmail.com.


Da Assessoria.

Mais recentes


Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal Abre Processo Seletivo Para Contratação

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT),com sede em São José dos Quatro Marcos- MT, publicou o Edital de Processo Seletivo Simplificado nº 02/2024/CIDESAT, que abre 13 vagas temporárias, mais formação de cadastro de reserva. São cargos de nível fundamental, médio e superior para: Operador de Máquinas Pesadas, Agente de Serviços, Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Médico Veterinário e Engenheiro Civil. E, ainda cadastro reserva para os cargos de Analista técnico[...]

Prefeitos Elegem Nova Presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal

No dia 23 de dezembro de 2024, os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal se reuniram para eleger a nova presidência para o biênio 2025/2026. O Prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves, foi eleito presidente, enquanto o Prefeito de Porto Esperidião, Odirlei Faria, assumirá a vice-presidência. O consórcio é composto pelos municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto[...]

Eleição da Diretoria Executiva Para O Biênio 2025/2026 - Dia 23 de Dezembro

O Presidente do Consórcio, Prefeito Jadilson Alves de Souza fez divulgar nesta sexta, dia 13, o EDITAL de CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DAS ELEIÇÕES, com os seguinte termos: O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, Prefeito JADILSON ALVES DE SOUZA, no uso de suas atribuições e Considerando a Resolução Administrativa Nº 06/2024, e depois de acolher recomendação da Comissão Eleitoral, nomeada pela Portaria nº 44/2024; Com fundamento no §1º da Cláusula Vigésima Nona[...]

Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M - Via Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal é Integrado ao SISB-POA.

É o que determina a Portaria SDA/MAPA Nº 924, de 13 de novembro de 2023, publicada no Diário Oficial da União em: 20/11/2023. O Sisbi-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade (ou seja, o caráter não prejudicial) e a segurança alimentar. Estados, o Distrito Federal, municípios e consórcios públicos municipais podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção. A equivalência é obtida quando são comprovadas as condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal Concede Registro de Estabelecimento no Serviço de Inspeção Municipal de São José dos Quatro Marcos

Trata-se da GM Distribuidora, de propriedade do Senhor Cesar Gonçalves Côrrea, que iniciou as atividades em 2018. A agroindústria está classificada como "Unidade de Beneficiamento de Carne e Derivados", aonde produz embutidos de carne suína. A entrega do Certificado de Registro no SIM foi realizada ao proprietário da empresa pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin na sede das instalações da empresa, localizada na Estância GM, Estrada Perimetral Km 339. O ato de entre contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, responsável pela[...]