Nascentes do Pantanal

Compra de Alimentos Para Merenda É Tema de Workshop

Compra de Alimentos Para Merenda É Tema de Workshop

Evento realizado pelo Sebrae tem objetivo de ampliar a venda de produtos vindos da agricultura familiar

Hoje às 08:00 - Por: Caroline Rodrigues

MIRASSOL D’OESTE/MT – Cerca de 100 pessoas entre agricultores familiares, servidores da área da educação e do setor de compras governamentais de oito municípios da região Oeste de Mato Grosso lotaram o auditório da Câmara de Diretores Lojistas de Mirassol D’oeste (300 km a oeste de Cuiabá) para participar do Workshop sobre Merenda Escolar, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)de Mato Grosso. O objetivo do evento é ensinar os produtores, bem como os funcionários públicos, que é possível aumentar a participação dos produtos vindos de pequenas propriedades na alimentação escolar.

O consultor do Sebrae Nacional, Luis Pinovar, explicou que comprar no mercado local traz mais qualidade as refeições, além de estimular o desenvolvimento da economia do município. A palestra dele abriu o workshop, realizado nesta quinta-feira (24) e que contou com a presença de pessoas de Araputanga, Cuverlândia, Lambari D’oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Mirassol D’oeste.

Pinovar trabalhou 20 anos no Ministério da Educação, onde fiscalizava a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele diz que o governo federal disponibiliza dinheiro para a aquisição de produtos da agricultura familiar, porém a falta de informação, tanto por parte dos produtores como dos gestores públicos, dificulta a compra.

Dados apresentados pelo consultor mostram que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinou R$ 3,6 bilhões para compra de merenda, dos quais R$ 1 bilhão deve ser aplicado exclusivamente nas pequenas propriedades rurais. Vale lembrar que a lei determina que 30% dos produtos devem vir dos agricultores familiares.

Para alcançar o sucesso no processo, o consultor lembra que o primeiro passo é mapear a vocação agrícola da região. Em seguida, elaborar cardápios que utilizem cada ingrediente conforme os períodos de produção e entressafra.

Logo após, a prefeitura deve providenciar um edital que atenda a legislação e garanta a preferência aos agricultores locais.

Um das fases mais importantes e que recebe pouca atenção dos gestores, explica Pinovar é a divulgação do processo. “É um desafio fazer a informação chegar na área rural”.

Francisco Antônio Matos é líder do Movimento Social União das Associações Comunitárias. Ele diz que a região de Mirassol D’oeste tem várias pequenas propriedades, porém apenas cinco agricultores vendem para a merenda.

Conforme Francisco, os gestores responsáveis pelas compras não têm informações atualizadas e acabam abrindo editais com uma quantidade muito grande de produtos, o que reduz a possibilidade de participação dos sitiantes. Ele defende que as quantidades sejam fracionadas para que todos possam ser contemplados com o certame.

QUALIDADE NA MESA - A diretora da Escola Municipal Barão do Rio Branco, Maria Margareth Toriolo, diz que o produto vindo das propriedades locais enriquece a merenda. Os produtos chegam frescos e se não fosse assim, seria difícil colocar folhas e frutas no cardápio.

Todas as semana, os agricultores levam à escola inhame, mandioca, hortaliças, laranja e pokã. Depois que o material chega, a nutricionista e a merendeira usam a criatividade para que as crianças apreciem.

A escola é de ensino fundamenta e recebe 174 alunos entre 6 e 10 anos.

MAIS CAMINHOS - Outra forma da aquisição de alimentos do governo federal, direcionada aos pequenos negócios, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é operacionalizado pelo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e financiada pelos ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Maria Aparecida Cruz da Silva, da Conab em Mato Grosso, disse que este programa tem recursos disponíveis, mas a falta de documentação por parte dos agricultores dificulta compra.

O workshop da merenda escolar já aconteceu em Campo Verde e em Confresa, onde atendeu os habitantes da região do Araguaia e Sul de Mato Grosso.

A líder da unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Zaíra Pereira afirma que o Sebrae quer aumentar a renda dos pequenos produtores, que acabam fazendo o dinheiro circular no município, gerando desenvolvimento e empregos.

O workshop promovido pelo Sebrae é parte das ações do novo projeto piloto que o Sebrae passa a desenvolver na região do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal - DET - Desenvolvimento Econômico Territorial, que é lançado hoje em evento no Município de Mirassol D'Oeste e que beneficiará empreendimentos rurais, empresariais e setor público dos municípios de Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D'Oeste e Curvelandia. 

Mais recentes


Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal Abre Processo Seletivo Para Contratação

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT),com sede em São José dos Quatro Marcos- MT, publicou o Edital de Processo Seletivo Simplificado nº 02/2024/CIDESAT, que abre 13 vagas temporárias, mais formação de cadastro de reserva. São cargos de nível fundamental, médio e superior para: Operador de Máquinas Pesadas, Agente de Serviços, Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Médico Veterinário e Engenheiro Civil. E, ainda cadastro reserva para os cargos de Analista técnico[...]

Prefeitos Elegem Nova Presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal

No dia 23 de dezembro de 2024, os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal se reuniram para eleger a nova presidência para o biênio 2025/2026. O Prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves, foi eleito presidente, enquanto o Prefeito de Porto Esperidião, Odirlei Faria, assumirá a vice-presidência. O consórcio é composto pelos municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto[...]

Eleição da Diretoria Executiva Para O Biênio 2025/2026 - Dia 23 de Dezembro

O Presidente do Consórcio, Prefeito Jadilson Alves de Souza fez divulgar nesta sexta, dia 13, o EDITAL de CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DAS ELEIÇÕES, com os seguinte termos: O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, Prefeito JADILSON ALVES DE SOUZA, no uso de suas atribuições e Considerando a Resolução Administrativa Nº 06/2024, e depois de acolher recomendação da Comissão Eleitoral, nomeada pela Portaria nº 44/2024; Com fundamento no §1º da Cláusula Vigésima Nona[...]

Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M - Via Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal é Integrado ao SISB-POA.

É o que determina a Portaria SDA/MAPA Nº 924, de 13 de novembro de 2023, publicada no Diário Oficial da União em: 20/11/2023. O Sisbi-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade (ou seja, o caráter não prejudicial) e a segurança alimentar. Estados, o Distrito Federal, municípios e consórcios públicos municipais podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção. A equivalência é obtida quando são comprovadas as condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a[...]

Consórcio Nascentes do Pantanal Concede Registro de Estabelecimento no Serviço de Inspeção Municipal de São José dos Quatro Marcos

Trata-se da GM Distribuidora, de propriedade do Senhor Cesar Gonçalves Côrrea, que iniciou as atividades em 2018. A agroindústria está classificada como "Unidade de Beneficiamento de Carne e Derivados", aonde produz embutidos de carne suína. A entrega do Certificado de Registro no SIM foi realizada ao proprietário da empresa pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin na sede das instalações da empresa, localizada na Estância GM, Estrada Perimetral Km 339. O ato de entre contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, responsável pela[...]