Notícias

SIMC NASCENTES DO PANTANAL REALIZA OFICINA DE CAPACITAÇÃO A TÉCNICOS DA EMPAER DA REGIÃO

24/10/2020

São José dos Quatro Marcos-MT, 24 de outubro de 2020.

 

Coordenação do SIMC - Serviço de Inspeção Municipal Consorciado Nascentes do Pantanal, em parceria com a Empaer regional, realizou nos dias 22 e 23, últimos, em São José dos Quatro Marcos, uma oficina de orientação aos técnicos e profissionais da Empaer dos 14 municípios consorciados sobre o serviço regionalizado de inspeção dos produtos de origem animal na região do Consórcio.

 

Médica Veterinária Carolina Ferrari, coordenadora do SIMC regional esclareceu que as ultimas alterações na Lei e Decretos Federais sobre os serviços de inspeção tem possibilitado o Consórcio e Municípios avançarem com a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal de forma regionalizada através do Consórcio. Com abertura concedida pelo MAPA-Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o SIMC Nascentes do Pantanal realizou cadastro junto ao e-SISBI e é um dos Consórcios Intermunicipais (único de Mato Grosso) que está recebendo orientação técnica do MAPA para se habilitar e obter aprovação.

 

Secretário Executivo do Consórcio, Dariu Antonio Carniel, disse que a estruturação do serviço regional de inspeção é uma luta antiga dos Municípios do Consórcio. Pois com o registro do empreendimento junto ao SIMC consorciado, possibilita ao empreendedor comercializar o seu produto em todos os municípios do Consórcio, saindo do universo do seu município para toda a região, o que dá ao empreendedor viabilidade de investimento em seu negócio. “Exemplo é o Queijo do Ratinho de Curvelândia que foi o primeiro produto registrado no SIMC, que sai do universo de 6 mil consumidores para mais de 200 mil consumidores na região do Consórcio.”

 

Coordenado Regional da Empaer, José Antonio Gonçalves, ressaltou que a oficina possibilita aos técnicos nivelar e atualizar as informações sobre o serviço de inspeção, capacitando-os para poder orientar os empreendedores rurais na estruturação e implantação de agroindústrias.

 

Além da Médica Veterinária Carolina Ferrari, contribuiu com a capacitação a Médica Veterinária Morghana Albuquerque, do Serviço de Inspeção Municipal de Araputanga que expôs sobre o Programa de Auto Controle da produção, incluindo as boas práticas e cuidados com a manipulação dos alimentos.

 

Participaram técnicos da Empaer dos Municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos. Além do Queijo do Ratinho de Curvelândia, já obteve o registro no SIMC regional o Abatedouro Frigorífico de Pescado Pantanal Fishi de Mirassol D’Oeste.

Parceiros

Enquete

Nada cadastrado!