Notícias

PREFEITO DE SALTO DO CÉU É O NOVO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO NASCENTES DO PANTANAL

06/01/2017

Na tarde desta última quinta-feira, dia 05, na Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turistico do Cmplexo Nascentes do Pantanal, realizada na sede da AMM em Cuiabá, o conjunto dos Consorciados, representados pelos seus respectivos prefeitos, por unanimidade elegeu a chapa encabeçada pelo Prefeito de Salto do Céu, Wemerson Adão Prata.

 

Wemerson que está no seu segundo mandato assumiu compromisso com seus pares para buscar o melhor para os municípios e para a região. Se comprometeu em se empenhar para concluir o sistema de tratamento de resíduos sólidos (aterro sanitário) que atenderá o conjunto dos municípios consorciados. Outra proposta é implantar o sistema descentralizado de licenças ambientais afim de que os municípios possam atender a legislação e as normativas assumindo a gestão ambiental em seus municípios.

 

Na linha do desenvolvimento econômico, o novo presidente disse da necessidade de implantar o sistema de inspeção nos municípios para possibilitar a produção, transformação e comercialização dos produtos de origem animal, agregando valor à produção e renda para o produtor. E que a forma de se fazer sem pesar para o município, será implantar o sistema de inspeção regional com a participação de todos e que para a implantação desta unidade regionalizada de inspeção já existe recursos na ordem de 350 mil, conveniados com o Governo Federal através do Proinf, conveniado com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e que deverá ser liberado em breve.

 

Comunicou também que em 2017 volta a funcionar a patrulha rodoviária do Estado, agora através da administração do Consórcio, sendo que o Convênio com a SINFRA-MT já foi assinado em dezembro último e que nos próximos dias será depositado a primeira parcela mensal de 80 mil e ainda os recursos para a manutenção prévia das máquinas e equipamentos, deixando-os em condições de trabalho. Wemerso disse ainda que os municípios deverão contribuir para o trabalho da patrulha com um valor mensal de 25 mil, rateados entre os consorciados de acordo com a quantidade de rodovias estaduais não pavimentadas. Já o cronograma de trabalho e a forma de trabalhar da patrulha deverá ser decidido na próxima reunião do colegiado de prefeitos.

 

Presente na Assembleia de Prefeitos o Deputado Federal Ezequiel Fonseca falou dos recursos de suas emendas individuais e que destinou 8,5 milhões para o Projeto ROTA DO PEIXE dos Consórcios Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé, sendo que destes 5 milhões foram destinados ao Consórcio Nascentes do Pantanal e que já contam com o convênio assinado junto ao Ministério da Integração Nacional e que agora vai trabalhar para liberação dos recursos financeiros. Ezequiel também anunciou que conseguiu junto ao Ministério da Agricultura kit's de irrigação e que estes irão beneficiar a região e que em breve os municípios serão chamados pela Superintendencia do Ministério da Agricultura para tomar conhecimento dos requisitos e receberem os kit's que já foram adquiridos pelo MAPA.

 

Compõem o novo Núcleo Diretor o Prefeito de Salto do Céu Wemerson Adão Prata - Presidente, Prefeito de Figueirópolis D'Oeste Eduardo Flausino Vilela como Vice-Presidente, tendo como suplente o Prefeito de Porto Esperidião Martins Dias de Oliveira. Já a Tesouraria será ocupada pelo Prefeito de Araputanga Joel Marins de Carvalho, tendo como suplente o Prefeito de Glória D'Oeste Paulo Remédio. Já o Conselho Fiscal ficou composto prlos prefeitos Antonio Xavier de Araújo de Rio Branco, Edvaldo Alves dos Santos  de Lambari D'Oeste e Sidinei Custódio da Silva do Município de Curvelândia, que receberam posse da Assembleia para o biênio 2017-2018.

 

Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal  os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

 

 

Parceiros

Enquete

Carregando...

O que achou do novo visual?

Excelente

Bom

Ruim