Notícias

PARCERIA TÉCNICA ENTRE EMPAER-MT E CONSÓRCIO DESENVOLVE PLANO PARA O TURISMO REGIONAL

02/09/2021

Plano prevê desde fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo, Inventário Turístico Regional, Capacitações diversas e criação de roteiros.

Autor: Robson Jr. Hartmann

 

Um termo de parceria técnica firmado entre Empaer-MT e o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, ocorrido no dia cinco (05) de fevereiro deste ano na cidade de Glória D’ Oeste, propõe um modelo de atuação da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) de forma regional, centralizando ações em municípios que contemplam o Consórcio.

 

As ações previstas são para fomentar as cadeias produtivas da Piscicultura, Agroindústria, Fruticultura, Pecuária de leite, Hidroponia e Turismo, o que favorecerá aumento de renda familiar por meio destas atividades agropecuárias e não agropecuárias.

 

Para o desenvolvimento do Turismo, foi elaborado um plano de trabalho para os próximos cinco anos e objetiva organizar a atividade turística regional, prestando consultoria aos municípios que integram o consórcio, e que queiram, tenham condições de atenderem aos requisitos da política pública brasileira de Turismo, que as pessoas ligadas ao setor sejam capacitadas e que esses municípios façam parte da região turística, que no caso se chama Vale do Cabaçal. As capacitações previstas serão para atendentes, garçons, conselheiros de turismo, condutores de turismo, boas práticas na manipulação de alimentos, marketing, entre outras.

 

Além das ações previstas nos municípios, haverá a coordenação para que a Região Turística passe a ser constituída, de acordo com normativas do Ministério do Turismo, em um ente jurídico em formato de Associação, Cooperativa, entre outros modelos, em que tanto municípios quanto empreendedores do setor possam fazer parte.

Como início da atividade, o Extensionista Rural e Turismólogo da Empaer-MT, Robson Junior Hartmann, esteve visitando todos os municípios no mês de agosto para apresentar pessoalmente o plano aos gestores municipais, tirar dúvidas e colher assinatura destes em um termo de responsabilidade. Durante a visita do Turismólogo, houve oportunidade de visitar empreendimentos turísticos, realizar palestras e capacitação.

 

Ao todo foram percorridos 1.978km, realizadas 05 palestras, 14 reuniões, uma capacitação para 30 pessoas e visitados 22 atrativos ou lugares com potencial para receber turistas.

 

A próxima etapa que se inicia em setembro, é oferecer consultoria para estruturação ou criação dos Conselhos Municipais de Turismo, suporte para o Inventário Turístico Municipal e a criação do Plano Municipal de Turismo.

 

 Ao final do período do Plano a expectativa é que a região esteja preparada e seja conhecida como turística, que haja ao menos dois roteiros turísticos criados que liguem os atrativos existentes e os que virem a ser preparados. Que essas cidades sejam modelo de desenvolvimento do Turismo e recebam os benefícios que advém quando este setor funciona de forma planejada.

 

Saiba Mais: Uma região turística é formada por municípios que decidiram ter o Turismo entre suas atividades econômicas. Esses municípios, ao cumprirem algumas determinações, se “juntam” no que é chamado de Região Turística para trabalharem a atividade de forma cooperada através de roteiros, recebendo prioridade no recebimento de recursos turísticos e ganhando visibilidade nacional e internacional, pois as várias regiões turísticas formam o Mapa do Turismo Brasileiro, que é divulgado através de sites institucionais dos Estados e União. Esta é forma do Ministério do Turismo trabalhar. E para auxiliar os municípios da região do Consórcio a cumprirem as normativas da política pública de turismo, a Empaer-MT desenvolverá este plano, dando condições técnicas para que estas sejam cumpridas da forma correta.

 

Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os Municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

 

https://turismosemfronteiras.wordpress.com/2021/09/02/parceria-tecnica-entre-empaer-mt-e-consorcio-desenvolve-plano-para-o-turismo-regional/

Parceiros

Enquete

Nada cadastrado!