Notícias

CONSÓRCIO e MUNICÍPIOS VÃO INVESTIR em COLETA SELETIVA

17/01/2014

Educação em Saúde Ambiental para a Coleta Seletiva de resíduos sólidos é o objeto do convênio que o Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal celebrou junto a FUNASA-Fundação Nacional de Saúde.

 

A presidente do Consórcio, prefeita de Lambari D'Oeste Maria Manea da Cruz assinou no dia 17 de janeiro, na presidência da Funasa em Brasília, o convênio nº 515/2.013 no valor de R$ 1.501.276,20. Parte da estratégia do Consórcio em fazer a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no âmbito do seu território, a ação beneficiará os 14 municípios do Consórcio.

 

Atendendo a indicação parlamentar do Deputado Federal Carlos Bezerra (PMDB), o plano de trabalho proposto pelo Consórcio e aprovado pela Funasa contempla campanha de educação em saúde ambiental voltada para a coleta seletiva. Em parceria com os municípios consorciados serão realizados oficinas de capacitação em educação ambiental para os profissionais da educação, profissionais da saúde e servidores que atuam na limpeza pública que serão os protagonistas para levar a mensagem de consumo consciente, reaproveitamento e separação de materiais para a coleta seletiva.

 

O projeto também vai financiar projetos de educação ambiental nas escolas, material gráfico, recipientes para lixo e plano de mídia para divulgação das ações e mensagem da coleta seletiva em rádios, carros de som e outros veículos de comunicação. Outra ação importante será o curso de associativismo e cooperativismo com objetivo da formação de associações de catadores integradas em uma cooperativa regional com a inserção sócio-econômica dos atuais catadores. Os recursos também contemplam treinamento e capacitação dos de catadores com fornecimento de materiais e EPIs para a atividade.

 

O Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal está implantando em Mirassol D'Oeste a unidade de tratamento e destino final de resíduos sólidos, com aterro sanitário, usina de reciclagem, pátio de compostagem e deverá receber resíduos dos municípios do consórcio, com exceção aos resíduos de Cáceres. Também serão adquiridos máquinas e equipamentos para operacionalização, e veículos de coleta, inclusive para coleta seletiva. Araputanga e São José dos Quatro Marcos também receberão unidades de reaproveitamento de resíduos com barracão de triagem de recicláveis. Os recursos das ações são do convênio Funasa nº 538/2008.

 

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal e serão beneficiados com a ação de educação ambiental os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Parceiros

Enquete

Carregando...

O que achou do novo visual?

Excelente

Bom

Ruim