Notícias

CONSÓRCIO APRESENTA AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO PROPOSTA DE INVESTIMENTOS NA CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA

17/01/2014

Convidado pelo Ministério da Integração Nacional e Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste-SUDECO, o Secretário Executivo Dariu Antonio Carniel e a Presidente do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Maria Manea da Cruz, prefeita de Lambari D'Oeste, apresentaram e defenderam durante a Oficina “Rotas de Integração Nacional”, proposta da Cadeia Produtiva da Piscicultura.

 

A Proposta do Consórcio e de seus municípios contempla a construção de um pequeno frigorífico de peixe, máquina “PC” para escavação de tanques, caminhão prancha para o transporte de máquinas, veículo e equipamentos de apoio e ainda o custeio de alevinos, ração, combustível, elaboração dos projetos técnicos, capacitação e treinamentos de técnicos e piscicultores. Estão previstos investimentos e custeio na ordem de 3 milhões para a primeira fase do projeto que deverão beneficiar inicialmente 10 propriedades da agricultura familiar por município, com escavação de tanque, alevinos e ração. Já os recursos deverão ser empenhados com a abertura do orçamento da União para 2.014.

 

Coordenada pelo Consórcio a construção da Cadeia Produtiva da Piscicultura conta com a participação efetiva das Secretarias Municipais de Agricultura, da EMPAER-MT, SEDRAF, AMM, MPA - Ministério da Pesca e Aqüicultura, MI/SUDECO. Outros parceiros serão conclamados a participar do projeto como as associações de produtores, sindicatos de trabalhadores rurais, sindicatos rurais, FAMATO, SENAR, SEBRAE, SEMA, INDEA, UNEMAT, IFMT-Cáceres, Banco do Brasil, BASA e Sicredi.

 

A Secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana de Melo Alves em conjunto com o Superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Cleber Ávila Ferreira se comprometeram em apoiar e a participar do projeto, incluindo este no projeto “Rotas de Integração Nacional” que trata de uma estratégia de inclusão produtiva do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria e tem com objetivo promover o desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica das regiões menos desenvolvidas do País, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

 

Já o Coordenador Geral de Programas Macrorregionais do MI, Alexandre Bastos Peixoto, manifestou seu empenho em levar o projeto “Rotas de Integração Nacional” para as regiões de fronteira, manifestando apoio ao projeto de inclusão social e produtiva da cadeia produtiva da piscicultura na região do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal incluindo a região na “Rota do Peixe”.

 

A Oficina realizada no dia 16 de janeiro teve como objetivos apresentar os projetos e os parceiros do programa “Rotas de Integração Nacional” às Superintendências de Desenvolvimento Regional (SUDAM, SUDENE e SUDECO) que trabalharão de forma integrada à Secretaria de Desenvolvimento Regional-SDR/MI no processo de gestão de projetos de inclusão produtiva, debater e encaminhar os projetos em andamento, bem como discutir propostas de novos projetos para o exercício de 2014.

 

Participam do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Parceiros

Enquete

Carregando...

O que achou do novo visual?

Excelente

Bom

Ruim